Páginas

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Plano Infalível

No futebol sempre nos deparamos com expressões para cada tipo de ação. Para entender o funcionamento desse esporte, precisamos estar em dia com o vocabulário dos boleiros.
Todo e qualquer time de futebol trabalha sobre um plano de jogo. O plano de jogo, estipulado pelo técnico, serve para orientar os jogadores dentro do campo e assim realizar de maneira mais precisa e coordenada determinadas jogadas. Para tal atividade, é denominado de Esquema Tático.

O esquema tático é a forma de o treinador escalar e posicionar sua equipe dentro das quatro linhas. Os esquemas podem ser ofensivos (com o intuito de fazer gols), defensivos (aumentar a força na defesa) ou manter um equilíbrio entre os dois.

Escutamos os homens falar em números, mas o que significam esses números? o.O

O esquema é divido em zonas: defesa, meio de campo e ataque.

Se o plano for 3-5-2 leia-se: três jogadores na defesa, cinco no meio de campo e dois atacantes.

Existem diversos tipos de táticas, e o treinador deve adequar de acordo com a necessidade do time (embora tenha cabeça dura por ai que brinca de futebol de botão nessa hora ¬¬).

Tipos de esquemas:

3-3-4 : Nesse esquema são utilizados dois zagueiros e um lateral é deslocado para compor a defesa. O meio campo fica com outro lateral mais na defensiva, o volante na parte central junto de um armador. O outro meia-armador vai para o ataque com os três atacantes.

3-4-3: Três defensores. No meio um lateral avança e o outro fecha o meio campo, um meia avança e o outro espera um possível rebote do adversário. Três atacantes.
Obs: é mais utilizado quando o time está perdendo e o técnico quer colocar mais um atacante e avançar os laterais.

3-5-2: Um dos mais usados, esse esquema destaca bem as funções dos jogadores em campo. Consiste em três atletas na defesa, um meio campo armador, dois volantes, dois laterais avançados sem a obrigação de marcar e dois centro-avantes.

3-6-1: Três na defesa, dois volantes, dois no meio campo, um na lateral direita, um na lateral esquerda e apenas um atacante.

2-3-5: É o esquema mais ofensivo do futebol. Dois zagueiros, três meias ofensivos e cinco atacantes, sendo dois nas pontas, dois segundos atacantes e um centro-avante.
Obs: geralmente é utilizado quando o time precisa meter pressão no adversário.

4-2-4: Quatro defensores, dois meio campo e quarto atacantes.

4-3-3: Quatro jogadores na defesa, três no meio campo (com um ou dois volantes) e três jogadores no ataque (dois pontas e um atacante).

4-4-2: O mais utilizado no futebol atualmente aplica-se com dois zagueiros, dois laterais, quatro jogadores no meio campo e dois atacantes.

• Se vocês forem somar os números apresentados, verão que resultará em 10. Nos esquemas não entram o goleiro, que completa o time com onze atletas.

É isso people... até a próxima...


5 comentários:

Junião disse...

Fefa, muito legal a proposta do seu blog, não deixe ele abandonado não! Se quiser, visite: http://espacodojuniao.blogspot.com ñ tem nada a ver com o seu blog, mas é divertido! rs

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Fernanda Vaz disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Fernanda Vaz disse...
Este comentário foi removido pelo autor.