Páginas

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Blablablá... futebol...

“Ok Fernanda, já aprendi a regra do impedimento e sei o que falar quanto a eliminação do Brasil na Copa. Mas antes de tudo preciso entender o futebol propriamente dito.”

Sorry meninas, esqueci que, como propósito do blog, preciso destacar certos detalhes primordiais se tratando desse assunto. Me desculpem as mais adiantadinhas no ramo, mas preciso aplicar o blá blá blá para as principiantes.

Para melhor compreensão, vou dividir este post em duas etapas: História e Regras.

História:

O futebol moderno surgiu na Inglaterra por volta do ano de 1863, mas a Fifa (Fédération Internationale de Football Association - órgão regente do futebol no mundo, com sede na Suíça), credita a invenção desse esporte aos Chineses do século III. É considerado o esporte mais popular do planeta, sendo praticado por mais de 350 milhões de pessoas distribuídas por diversos países.

Os ingleses inventaram a base do futebol que conhecemos hoje, com suas regras e variações (os diferentes tipos futebolísticos). Com o passar dos anos, o jogo praticado com os pés expandiu-se também para fora do Reino Unido e conquistou cada vez mais adeptos. A partir do grande interesse das muitas confederações do desporto, a Fifa criou Copa do Mundo, mais importante competição disputada pelas principais seleções.

Regras:
O futebol atualmente obedece a 17 regras definidas pela International Football Association Board e são aplicadas mundialmente.

1- O campo de jogo: 
Deve ter formato retangular e gramado natural ou sintético. Suas dimensões devem ter entre 100 e 110 metros de comprimento (linhas laterais), e entre 64 e 75 metros de largura (linhas de fundo). O campo é dividido em dois pela linha de meio de campo (12cm) e os cantos do retângulo recebem o nome de escanteios. A cada lado do campo existem as grandes e pequenas áreas, que por sua vez, abrigam as goleiras (ou balizas).

2- A bola: Deve ter uma circunferência entre 68 e 70 cm e peso de 410 a 450g. Seu material deve ser o couro ou outro material adequado.

3- Jogadores: Duas equipes divididas em 11 jogadores para cada lado, dos quais um será o goleiro. A partida não se iniciará (ou não continuará) se tiver menos de 7 atletas em alguma das equipes. Podem ser feitas 3 substituições (competições oficiais) ao longo de uma partida.

4- O equipamento: Camiseta, calção, meias, caneleiras,chuteiras e luvas (para goleiros). Os uniformes devem, obrigatoriamente, se diferenciar nas cores com relação aos adversários e os árbitros, sendo o goleiro de cor diferente de todos os outros.

5- O árbitro: A partida será regida por um árbitro que terá autoridade total para fazer cumprir as regras do jogo. Este deve controlar o tempo, os materiais, as leis e penitenciará quanto as infrações.

6- Os árbitros assistentes: cada árbitro tem a ajuda de dois assistentes nas laterais do campo que contribuem para a aplicação das regras. Os assistentes são munidos de uma bandeira que serve de sinalizador de suas decisões. Existe também o 4° árbitro, que substituirá algum dos três oficiais atuantes em campo caso precise. É o responsável pelos procedimentos extra-campo (como substituições de jogadores ou materiais) e tem influência quanto as decisões tomadas pelo juiz (árbitro principal).

7- Tempo de jogo: Uma partida de futebol tem um total de 90 minutos divididos em dois tempos de 45 minutos com intervalo de 15 minutos. O tempo perdido, independente do motivo, pode ser recuperado a critério do juiz. O tempo suplementar, que excede o tempo normal da partida por conta de uma não definição do resultado, são mais dois tempos iguais estipulados pelas regras da competição.

8- Início e reinício do jogo: O tiro inicial (a bola sai do meio do campo) começa o jogo com a equipe que ganhou o par ou ímpar realizado pelo juiz. Após um gol, a equipe adversária (que sofreu o gol), reinicia da mesma forma do começo do jogo. Os reinícios de tempos também acontecem dessa forma. Todos os jogadores devem se encontrar em seu campo defendido e fora da área de meio campo (o redondo de aproximadamente 9m) na hora do tiro inicial. O inicio deve ser feito por dois toques na bola, sendo o primeiro executado para frente (em direção ao gol adversário).

9- A bola em jogo ou fora de jogo: A bola está em jogo quando não ultrapassa as quatro linhas extremas do campo, podendo rebater nas traves, bandeirinhas de canto ou árbitros (estes dentro do campo). A bola está fora de jogo quando ultrapassa as quatro linhas do campo ou quando o jogo for interrompido.

10- Gol marcado: o gol acontece quando a bola ultrapassa as extremidades da goleira (localizada a partir da linha de fundo). A equipe que marca o maior número de gols é a vencedora do jogo.

11- O impedimento: ver post do dia 4 de julho. Obs: não é uma infração.

12- Faltas e conduta antiesportiva: Quando um jogador comete imprudência física ou moral contra o adversário. Sansões disciplinares – cartão amarelo (obstrução para faltas leves) e cartão vermelho (expulsão para faltas mais severas).
13- Os tiros livres: Tiro livre direto – É concedido caso o árbitro entenda a jogada ou ação como imprudente; Tiro livre indireto – Quando o goleiro ou jogador comete uma falta técnica ou jogada perigosa.

14- O tiro penal: Tiro penal (pênalti) – Quando um jogador comete conduta antiesportiva dentro da grande área.

15- O arremesso lateral: É uma forma de reiniciar o jogo quando a bola sai pelas linhas de lado do campo. Deve ser arremessado com as mãos acima da cabeça. É concedido ao time adversário de quem colocou a bola para fora do gramado.

16- O tiro de meta: É uma forma de reiniciar o jogo quando a bola sai pelas linhas de fundo do campo. Acontece quando o time que está no ataque coloca a bola para fora, então, o goleiro chuta a bola de qualquer ponto da área para continuar a partida.
17- O tiro de canto (escanteio): Reinicia o jogo quando a bola ultrapassa totalmente a linha de fundo tendo sido tocada por ultimo em um jogador da equipe defensora.

Então era isso people. Fiz um resumãoooo de como funciona uma partida de futebol, e me desculpem as meninas leigas (e legais) que reclamaram.

continuaremos com as dicas...

Nenhum comentário: