Páginas

domingo, 4 de julho de 2010

Impedimento? Oi?

Por mais que pareça fácil de entender, a primeira vista, o futebol tem algumas leis que devem ser respeitadas (mesmo o Maradona e o Henry não dando muita bola para isso). Acho que de todas as regras desse esporte (que os homens aprendem ainda na barriga da mãe), a mais polêmica e difícil de entender para a ala feminina é o impedimento. No último jogo da seleção brasileira na Copa, em que fomos eliminados pelos holandeses, presenciei uma cena clássica quanto ao assunto. Estávamos vendo o jogo na casa da minha vovó e eis que surge o gol anulado do Robinho logo no início da partida.


Minha Tia pergunta: "Por que o gol não valeu?"

"Porque estava impedido" – respondeu a minha avó, que para  o orgulho feminino, entende mais de futebol do que a maioria dos meus amigos.

Tia responde: hummmmm

Minha prima pergunta para essa minha mesma tia: “o que é impedimento mãe?”

Tia: não sei.

¬¬

Ta certo, essa regra não é tão fácil assim de entender mesmo e acredito que seja a mais complicadinha de todas.

Vamos a aula de hoje.

O fora-de-jogo, como também é chamado, serve para “impedir” o famoso “guarda-caixão” (lembram de quando brincávamos de esconde-esconde e sempre tinha um espertinho que ficava perto do ferrolho só esperando a hora de bater? Ele estava guardando caixão)

O impedimento ocorre quando o jogador que está no ataque está mais perto do gol adversário do que a bola e o penúltimo homem do outro time (o último normalmente é o goleiro). Um jogador está impedido apenas se a bola for tocada ou jogada por um companheiro de equipe, pois é entendido que o atleta está em vantagem com relação ao oponente.
 Notem que o atleta está à frente do adversário e a bola foi lançada pelo jogador que está atrás da jogada.

* Um jogador não está cometendo uma infração de impedimento se ele recebe a bola diretamente da cobrança de um lateral, tiro de meta (quando o goleiro chuta a bola para recolocar em jogo) ou escanteio.

A regra se aplica somente quando a jogada é realizada a partir da linha do meio de campo (aquela linha branca de 12 centímetros que divide o campo em dois), no caso, do lado do adversário.
Vamos usar como exemplo o tal esconde-esconde que comentei antes. Digamos que o ferrolho é defendido por alguém (esse alguém é o ultimo homem) e você vem correndo para bater e se livrar do pegador. Ficar perto do ferrolho para bater logo em seguida seria muito fácil e a brincadeira perderia a graça, então você só pode se livrar de ser a caça se o pegador estiver entre você e o ferrolho.

Nesse vídeo a Leandra Borges (Ingrid Guimarães) do Fantástico explica a regra do impedimento de uma forma bem engraçada.

http://www.youtube.com/watch?v=EGn_BqDBDdI&feature=player_embedded

obs: O quadro todo estava divertido, mas se você quer só entender o que é o tal do impedimento, deixa carregar e pula direto pra 4:15.

Até o próximo post meninas...

Bjo Bjo

Um comentário:

Ana Júlia disse...

Aee Fefonis arrazando nos posts!! Tá muito legal viu?!! Mas eu já conhecia a regra do impedimento =P

Beiijos