Páginas

quarta-feira, 14 de julho de 2010

A bola não para

Acabou-se a Copa, mas o futebol não para no mundo. Voltam as competições nacionais e continentais para o alívio de muitos fanáticos.

Dando continuidade as postagens educativas do meio futebolístico, citarei os principais campeonatos que rolam por ai. Como hoje o Campeonato Brasileiro está de volta, começaremos pelo principal torneio do país.

-

O Campeonato Brasileiro, ou Brasileirão, define o campeão nacional e os representantes para as competições sul- americanas. É disputado por 20 equipes em turno e returno (todos os times jogam entre si duas vezes) e substituiu a antiga Taça Brasil.

Ao longo dos anos, o Brasileirão foi sendo remodelado e ajustado, tendo tomado o formato atual somente em 2006. A padronização do campeonato mudava a cada ano e começou com o modelo eliminatório. O órgão que rege e regulamenta a disputa é CBF (Confederação Brasileira de Futebol), que oficializou o padrão de pontos corridos como classificatório.

Os jogos são classificados com pontos de acordo com as performances dos times. Uma vitória rende a equipe três pontos na tabela, um empate apenas um ponto e uma derrota nenhum. Ao final do campeonato, o time que tiver o maior número de pontos ganha e os quatro últimos colocados são rebaixados a série B do campeonato. Os quatro primeiros disputam a Copa Libertadores da América, principal torneio continental de clubes, e do quinto ao décimo segundo lugar, a Copa Sul Americana. Como exemplo vamos ver a tabela atual (após a parada para a Copa do Mundo):

Os times destacados em verde são os classificados para a Libertadores, os azuis para a Sul-Americana e os em amarelo os rebaixados.

Obs: quem estiver entre a décima terceira e décima sexta colocação não fede nem cheira.


A cada rodada são disputados 10 jogos. São realizadas duas rodadas por semana, sendo uma as quartas e quintas-feiras, e outra aos sábados e domingos.

Como disse antes, a bola não para e após a parada para a Copa do Mundo da África, os times brasileiros estão novamente de cabeça no Brasileirão. Alguns mais preocupados com Libertadores, que está em fase final com dois clubes brasileiros ainda no páreo, mas sobre esse campeonato eu falo depois...

Bjo Bjo meninas...


Nenhum comentário: